Música como recurso didático
Com a aprovação da lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008 a música deverá
ser conteúdo obrigatório do currículo a partir da data de sua publicação, tendo
as escolas três anos para se adaptarem. A música passará a fazer parte do cotidiano da
escola e nada mais próximo da realidade, do que uma metodologia que se aproxime
disso. Rosas (2010):
“A música, além de
motivar, é um elemento importante na aprendizagem, pois facilita a mesma. A música
leva a uma socialização e ambas despertam sentimentos e emoções, alteram
estados de ânimo e favorecem o desenvolvimento da criatividade. Sendo assim, a
música possui importância vital não somente no ensino presencial, mas também à
distância, cujas práticas pedagógicas apoiam-se cada vez mais na tecnologia e
as interações entre os sujeitos buscam cada vez mais os aspectos afetivos”
(Rosas, 2010).
Como
podemos ver a música está ligada a diversos fatores que predispõe à
aprendizagem porque leva a socialização, desperta sentimentos e emoções. Butt
(2009) fala que “os alunos, como sabemos, têm estilos de aprendizagem
diferentes, o que implica a adoção pelos professores de diferentes de uma
variedade de estratégias de ensino”. O uso da música está dentro destas
estratégias variadas e cabe como recurso facilitador da aprendizagem.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>. Acesso em: 20/11/2012.
BUTT, G. O planejamento de aulas bem-sucedidas. São Paulo: Editora Special Book Services Livraria. 2ªed., 2009.
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