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terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uso da música nas aulas de Educação Ambiental

Música como recurso didático

Com a aprovação da lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008 a música deverá ser conteúdo obrigatório do currículo a partir da data de sua publicação, tendo as escolas três anos para se adaptarem.  A música passará a fazer parte do cotidiano da escola e nada mais próximo da realidade, do que uma metodologia que se aproxime disso. Rosas (2010):

“A música, além de motivar, é um elemento importante na aprendizagem, pois facilita a mesma. A música leva a uma socialização e ambas despertam sentimentos e emoções, alteram estados de ânimo e favorecem o desenvolvimento da criatividade. Sendo assim, a música possui importância vital não somente no ensino presencial, mas também à distância, cujas práticas pedagógicas apoiam-se cada vez mais na tecnologia e as interações entre os sujeitos buscam cada vez mais os aspectos afetivos” (Rosas, 2010).

            Como podemos ver a música está ligada a diversos fatores que predispõe à aprendizagem porque leva a socialização, desperta sentimentos e emoções. Butt (2009) fala que “os alunos, como sabemos, têm estilos de aprendizagem diferentes, o que implica a adoção pelos professores de diferentes de uma variedade de estratégias de ensino”. O uso da música está dentro destas estratégias variadas e cabe como recurso facilitador da aprendizagem.

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>. Acesso em: 20/11/2012.

BUTT, G. O planejamento de aulas bem-sucedidas. São Paulo: Editora Special Book Services Livraria. 2ªed., 2009.

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