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segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cantar para Letrar

Cantar para Letrar


Encontrar formas de tornar o aluno de hoje no cidadão crítico de amanhã é no momento um dos objetivos de quase todo professor das mais diversas disciplinas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira orientam o trabalho do professor e das instituições de ensino para a construção de um cidadão atuante e crítico. Mas será que a escola tradicional, que baseia sua rotina na transmissão de conhecimentos, consegue atingir esse objetivo? 

 "A crise geral que se abate sobre o mundo moderno e que atinge quase todas as áreas da vida humana manifesta-se diferentemente nos vários países, alargando-se a diversos domínios. Na América, um dos aspectos mais característicos e reveladores é a crise periódica da educação, confirmando o quadro da atual crise" (ARENDT, 1961, p.2). 

O ensino tradicional encontra-se em crise e é certo que todos buscamos formas de que esse ensino seja agradável, atrativo e cumpra os objetivos determinados, como por exemplo, formar o cidadão. O letramento científico se constitui num grande aliado na conquista deste objetivo uma vez que vai além da simples transmissão dos conhecimentos curriculares, vai inclusive além da própria alfabetização científica e Santos define bem quando coloca que: 


"O termo alfabetização tem sido empregado com sentido mais restritivo de ação de ensinar a ler e a escrever, o termo letramento refere-se ao “estado ou condição de quem não sabe apenas ler e escrever, mas cultiva e exerce práticas sociais que usam a escrita”. (...) adota-se a diferenciação entre alfabetização e letramento, pois na tradição escolar a alfabetização científica tem sido considerada na acepção do domínio da linguagem científica, enquanto o letramento científico, no sentido do uso da prática social, parece ser um mito distante da prática da sala de aula. Ao empregar o termo letramento, busca-se enfatizar a função social da educação científica contrapondo-se ao restrito significado de alfabetização escolar" (SANTOS, 2007, p.479).

De acordo com o conceito de Santos o letramento científico busca enfatizar a função social da educação científica, educa uma pessoa para cultivar e exercer práticas sociais. No caso do projeto deste blog, busca através da música, ou seja, da análise de letras de músicas antigas e atuais, letrar o cidadão com relação às questões ambientais de forma crítica. De acordo com Oliveira, et al (2011), "a música, ainda de forma tímida, tem sido utilizada como ferramenta  para ensinar conteúdos de ciências, uma alternativa pouco aplicada no ensino formal (...) e neste espaço pretendemos ampliar este uso fornecendo subsídios para o professor através de sugestões de roteiros de trabalhos com a música como fator provocador para discussões, críticas ou início de debates.

Referências Bibliográficas:


ARENDT, H. A Crise na Educação. Disponível em: <http://redesocial.unifreire.org/ pedagogia-noturno/arquivos/hanna-arendt-a-crise-na-educacao.pdf> Acesso em: 11 jun. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598%3Apublicacoes&Itemid=859> Acesso em: 14, jul. 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, nº 9394/96. Disponível em: < http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20041202141358.pdf > Acesso em 10,  jul. 2012.
OLIVEIRA, A.D, PILATTI, L.A., FRANCISCO, A.C., ROCHA, D.C. Interação entre música e tecnologia: uma experiência utilizando a web-rádio. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 13, No 3,2011.
SANTOS, W.L.P. Educação Científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação. v.12, n.36, set./dez. 2007.

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